As primeiras

O futebol ainda ecoa pelos quatro cantos do país nessas primeiras horas de segunda-feira. Com muita gente se dirigindo ao trabalho, quem não teve oportunidade de acompanhar os resultados do Brasileirão pelo “Fantástico”, programa da Rede Globo, deve passar pelas bancas para uma espiada nas manchetes. Pelo menos em três jogos a polêmica dos pênaltis. Explico: na partida Portuguesa e Palmeiras, em pleno Pacaembu, ainda quando vencia por 1 a 0, o palmeirense Alex Mineiro mandou a bola na trave. Ao término da partida, empate em 1 a 1.

No Engenhão, o Vasco saiu na frente logo no primeiro minuto. O Botafogo empatou com Lúcio Flávio aos 41 minutos do segundo tempo na cobrança de pênalti. Mas o incrível ocorreu no Recife. Após estar perdendo por 2 a 0 para o Sport, Dodô fez um lindo gol de falta. Mais adiante, o árbitro marcou um pênalti. Confiante, Dodô pegou a bola e chamou para si a responsabilidade da cobrança. Muita catimba dos jogadores do clube pernambucano. Dodô chutou fraco, no canto esquerdo do goleiro Magrão que agarrou a pelota. Placar final: Sport 2, Fluminense 1.

O resultado mais expressivo de domingo ocorreu no Mineirão, em Belo Horizonte, onde o Cruzeiro massacrou o Santos. Um chocolate de 4 a 0. Com isso, a raposa assume a liderança isolada do campeonato com 100% de aproveitamento. Ainda temos muitos jogos pela frente até dezembro, quando o novo campeão brasileiro será conhecido. Mas numa competição de pontos corridos, sair na frente e se manter na dianteira conta muito.

Os outros três jogos terminaram com empates em 1 a 1. São Paulo e Curitiba; Goiás e Ipatinga; e Atlético (PR) e Atlético (MG). O noticiário esportivo também chamou a atenção para as semifinais da Libertadores e da Copa do Brasil. Na quarta-feira, Boca Juniors e Fluminense fazem o duelo para competição das Américas. Pela Copa do Brasil, Corinthians e Botafogo jogam em São Paulo. Vasco e Sport, no Rio.

As econômicas – Em Brasília, o Correio Braziliense vem com a manchete: Brasiliense é quem mais paga impostos no Brasil. Uma notícia de segunda que já tinha saído nos telejornais durante o feriado. Trata-se de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que constatou que 48,4% de toda a riqueza produzida no DF vai para o pagamento de impostos locais e federais.

Bastaria apenas uma olhada no sítio do Ministério da Fazenda, que publica mensalmente o balanço da arrecadação da União para comprovar que Brasília está entre as três maiores fontes de receita do governo federal. A explicação para isso está no elevado salário da população. Ou seja, o imposto retido na fonte não permite sonegação.

Internacionais – As Farc confirmaram a morte do líder Manuel Marulanda, o Tirofijo, e a sucessão por Alfonso Cano. A nota oficial saiu na Telesur, cujo maior financiador é a Venezuela. O falecimento do guerrilheiro havia sido divulgado pela revista A Semana da Colômbia.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, aumentam as pressões para que a senadora Hillary Clinton desista da disputa pela indicação do Partido Democrata para disputar a sucessão de George W. Bush. O ex-presidente Jimmy Carter teria entrado em cena para buscar uma solução honrosa para a senhora Clinton. Isso abriria caminho para o senador Barack Obama que, aliás, já está em franca campanha.

No Líbano, as notícias dão conta da eleição do general Michel Suleiman como o novo chefe de Estado daquele país. Na China, novo tremor de terra destruiu 70 mil casas. Foi na província de Sichuan. Há possibilidade de novos tremores. Enquanto isso, faltam 74 dias para as Olimpíadas de Pequim.   

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “As primeiras”

  1. Barack Obama » As primeiras Says:

    […] desourcesure / politique + affaires wrote an interesting post today onHere’s a quick excerptIsso abriria caminho para o senador Barack Obama que, aliás, já está em franca campanha…. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: