Anoitecidas

O Brasil vai dormir com as últimas notícias dos telejornais. Ou para aqueles que preferem a madrugada, ficar acordado e buscar outras notícias nas páginas da internet ou nos jornais que começam a circular já nas primeiras horas desta quarta-feira (4 de junho). As novas regras para empréstimos consignados nas folhas de pagamento da previdência oficial mostraram um retrato cruel das fraudes praticadas contra  aposentados país afora. Uma senhora teve que provar que não havia contratado com o banco.

E seguem os casos. As internacionais vão para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em discurso em Roma defendendo o biocombustível da cana-de-açúcar. Lula responsabilizou o petróleo pela alta do preço dos alimentos. Defendeu o etanol como combustível limpo e atacou as grandes potências. A reunião italiana teve por objetivo um debate mais amplo sobre a fome. Tentou um discurso de estadista. Ainda é bem cedo para avaliar se conseguiu o intento.

Os minutos passam apressadamente. Agora, uma passagem pelo futebol busca amenizar assuntos mais pesados. São Paulo, com mais de 10 milhões de habitantes, é a maior cidade nordestina fora do Nordeste. Isso para promover um link com a decisão da Copa do Brasil, que começa amanhã (hoje) entre Corinthians e Sport, no Morumbi. Torcedores dos dois times se preparam para o embate. Nordestinos que torcem para os dois clubes se posicionam divididos.

E o bloco segue com a Copa Libertadores. Os argentinos do Boca chegaram ao Rio e foram diretos para o Maracanã numa missão de reconhecimento do gramado da batalha decisiva da competição continental. Do outro lado, os jogadores do Fluminense se mostraram preparados para a disputa. Ansioso, o treinador Renato Gaúcho mostrou-se confiante com a partida. Ele sabe que terá um estádio tomado por mais de 70 mil torcedores do pó-de-arroz numa festa ruma à classificação para os 180 minutos finais.

Dos Estados Unidos, as articulações da senadora Hillary Clinton para deixar a disputa pela indicação do Partido Democrata à sucessão de George W. Bush. A senadora deve discursar anunciando a saída do páreo, o que abre caminho para se buscar a unidade do partido. Isso já vinha sendo motivo de comentários neste espaço e agora o caso parece se consolidar. O senador Barack Obama deve ser a peça fundamental para vencer John McCain, o candidato de Bush.

Ainda são apresentadas outras notícias policiais. A operação que resultou na prisão de quadrilha acusada de fraudar carteiras de habilitação em Ferraz de Vasconcelos, município da periferia de São Paulo. Um esquema com todos os requintes de quadrilha organizada.  Os seus integrantes, como revelaram escutas telefônicas, combinavam inclusive as propinas a serem distribuídas aos que deveriam impedir os crimes.

Ganharam as teles das tvs a condenação de Corumbá, acusado da morte de seis mulheres; as investigações contra o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical; e uma matéria com uma companhia norte-americana de balé que se apresenta em São Paulo. Os bailarinos conheceram o trabalho de uma brasileira com crianças e jovens portadores de deficiência visual. Foi um assunto comovente.

Encerradas os casos reais. O país se debruça com a ficção. O segundo capítulo de A Favorita, na Globo, as cenas agressivas protagonizadas por Flora (Patrícia Pilar) e Donatela (Cláudia Raia). Valeu xingar. Chutar as sacolas de compra – que aliás estão mais reforçadas – e mostrar aquilo que se faz para conseguir audiência. Que saudades do Juvenal Antena. Êpa. Êpa. Êpa. Muita calma nessa hora.

Então, uso controle remoto, a única arma disponível. Busco algo mais ameno. Quem sabe, a partida de basquete entre o Universo e o Flamengo. Acontece num ginásio de esportes em Brasília. O Universo parece melhor. Mas os jogadores são surpreendidos pelo espocar de bombas. Uma, duas, três… E o jogo é interrompido. Cadê o policiamento. Chegam quatro PMs. Não agüento um minuto sequer. Desligo o aparelho e opto pela leitura de um livro. Que a quarta-feira possa ser bem melhor. Boa noite! 

 

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Anoitecidas”

  1. Eliana Says:

    Está ficando difícil ligar a tv a noite… se não houver um bom livro, que seja um Lexotan.

  2. roberto Says:

    tenho programa melhor…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: