Bob Fernandes explica o inferno de Dantas

Bob Fernandes é farejador. Tem fontes. Conhece bem o mecanismo da boa apuração de uma reportagem. Sabe tudo sobre o subterrâneo da informação. Já ganhou tantos prêmios. Hoje está no sítio Terra Magazine. É dele os mais importantes relatos sobre os bastidores da Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o especulador Naji Nahas.

A leitura do texto de Bob esclarece os bastidores. Deve ser uma obrigação para todo o jornalista e cidadão comum que deseja conhecer sobre como os fatos realmente aconteceram. Conta a podridão. A guerra da PF contra PF. Espionagem. Contra-espionagem. Tira investigando tira. Governo, Judiciário, mídia, todos contra ou a favor de Dantas.

O que seria uma simples reportagem do Caderno Brasília do jornal Hoje em Dia – leia-se Igreja Universal do Reino de Deus – com sede em Belo Horizonte, tendo como personagem central o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, soou como pano de fundo numa guerra das facções que dominam a polícia.

E como corrigi no post anterior, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu não decidir sobre o HC impetrado em favor de Dantas e familiares. O pedido de informações é uma forma de adiar. O que não se entende no momento é o motivo que levou a defesa de Daniel – hoje atirado à cova dos leões – de recorrer à última instância?

A banca do banqueiro tentou impedir que DD fosse preso. Foi uma articulação preventiva. Se juntarmos os fatos, como nos conta Bob Fernandes, depararemos com as declarações de Mendes sobre as operações da PF. O ministro Mendes – de toda a sua autoridade – é contrário aquilo que tem feito a PF.

É um jogo de engana. Faz de conta. De autoridade batendo no peito dizendo que é mais autoridade que a outra autoridade. Parece-me um bom enredo para um filme policial. Aqui ficamos como espectadores cativos deste emaranhado que se meteu a nossa República.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: