Dantas volta pro inferno

Daniel Valente Dantas sofreu um contragolpe da Polícia Federal. Segundo os sítios G1 e O Globo, o banqueiro foi preso novamente no escritório de seus advogados em São Paulo. A detenção de Dantas deixa de ser temporária e passa a ser preventiva com base em documentos que os agentes federais encontraram durante a realização da Operação Satiagraha.

Nota oficial da PF diz que a preventiva fora solicitada “em razão de documentos encontrados nas buscas realizadas na terça-feira” e no depoimento de uma testemunha. Os dois fatos teriam “fortalecido a ligação entre Dantas e a prática do crime de corrupção (suborno) contra um policial federal que participava das investigações”.

Segundo a PF, a prisão ocorreu na Avenida 9 de Julho, num escritório. Deste modo, Dantas retornará para a mesma carceragem de onde saiu no início da manhã desta quinta-feira (10 de julho). Ele volta agora para a companhia do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e do especulador Naji Nahas.

Dantas, a irmã Verônica e outras nove pessoas ligadas ao banqueiro e dono do Opportunity foram colocados em liberdade em função de liminar em habeas corpus concedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes. Em Brasília, comenta-se que o ministro Mendes não tem tido sossego neste período de recesso forense. Ele passou a noite da última quarta-feira até altas horas para engendrar os argumentos que culminaram com a liminar. A pedido do próprio ministro, alguns compromissos programados para hoje (10 de julho) foram suspensos.

Agora, se aguarda a romaria de advogados de Dantas para uma nova liminar. A julgar pela operação da PF, que sequer contou com monitoramento das câmeras da Rede Globo ou as algemas, a operação deixou de ser “espetacularização” e deve ser considerada válida pelas autoridades.

Na prática, a medida consiste num duro golpe ao grupo do banqueiro. O juiz Fausto Martin de Sanctis teria decretado a detenção de Dantas com base em fatos novos. Enquanto isso, executivos do Opportunity tentam acalmar os investidores que possuem recursos investidos na instituição.

Anúncios

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas to “Dantas volta pro inferno”

  1. Adriano Says:

    Este Gilmar Mendes precisa ser investigado…

  2. renata Says:

    Esse juiz é muito corajoso, gostaríamos de ter vários representantes como ele no nosso poder judiciário, só que infelizmente estamos a mercê de pessoas comprometidas e corruptíveis dentro dos três poderes, mas o Brasil está mudando e uma nova leva de promotores e juízes estão ocupando seus cargos com todo desejo de que exista uma possibilidade de se criar uma nova nação, mais justa,menos corruptível, mais independente e com a certeza que só pessoas, como o juiz Fausto pode representar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: