Delegado Protógenes saiu ou foi saído?

Depois de mandar, por duas vezes, o banqueiro Daniel Valente Dantas para o inferno na carceragem da Polícia Federal em São Paulo, o delegado Protógenes Queiroz pediu para sair. Oficialmente, as notícias divulgadas pela PF dão conta que o tira linha dura irá fazer um curso presencial em Brasília. Ele terá que cumprir um mês na Academia da Polícia Federal em pleno Planalto Central.

No entanto, nas entrelinhas, é possível que a retirada dele das investigações da Operação Satiagraha tenha articulação com os poderes da República. Aliás, o delegado causou furor ao mandar para a prisão, além de Dantas, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, o especulador Naji Nahas e outras tantas pessoas ligadas ao DVD. De quebra, Protógenes bateu de frente com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, o guardião da Constituição federal.

Ele também não deve ter agradado ao diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, e outros tantos que gravitam nos subterrâneos do poder brasiliense. Segundo o Jornal Nacional, os outros dois delegados – Karina Souza e Carlos Eduardo Pelegrini – também saem das investigações a partir da próxima segunda-feira (21 de julho). A notícia cai como uma bomba às vésperas do propalado depoimento de DVD à PF.

Uma decisão desta magnitude assusta a sociedade que apostava numa investigação levada ao cabo pela PF. Porém, nas últimas horas postei aqui neste blog um texto intitulado A pizza de Dantas. Pelo visto, parece que este caso vai acabar desta maneira. E a população fica cada vez mais descrente nas autoridades deste país.

De acordo com o JN, as explicações para que os delegados deixassem o caso são divergentes. Eles teriam afirmado a um juiz e a um procurador da República – possivelmente Fausto de Sanctis e Rogério de Grandis – que foram retirados das investigações pela direção da PF – leia-se Luiz Fernando. Mas só que LFC não tomou esta decisão sozinho. Deve ter recebido ordens expressas do Palácio do Planalto.

Porém, segundo a assessoria da PF, ele (Protógenes) terá que concluir o Curso Superior de Polícia, que é obrigatório para todos os agentes que já têm pelo menos dez anos de serviço. O delegado já vinha fazendo as aulas pela Internet, mas agora terá que cumprir 30 dias de aulas presenciais em Brasília. Aos colegas, Queiroz informou que mesmo após o curso não retomará o comando do inquérito.

A Polícia Federal diz que o afastamento é decorrente de uma coincidência e não tem a ver com as críticas à condução da Operação Satiagraha. Além disso, segundo a PF, o afastamento é também uma decisão pessoal de Protógenes e que não houve pressão de superiores.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, foi informado sobre o afastamento de Queiroz pouco antes de entrar numa reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e com o ministro da Defesa e ex-presidente do STF, Nelson Jobim.

A notícia deve ter merecido comemoração entre os acusados desta Operação Satiagraha. Acredito que deste modo, o grupo que se reúne no Planalto não vai se ver obrigado a tomar medidas como, por exemplo, a centralização das ordens para “grampos” legais nas mãos de instâncias superiores do Poder Judiciário. É a derrocada de uma investigação.

Jornal Nacional

E o último bloco do Jornal Nacional foi recheado de “grampos” que revelam a relação próxima entre os alvos da Operação Satiagraha. E o desfecho não podia ser melhor: mostra o fim da reunião no Palácio do Planalto. Os senhores Genro e Mendes parecem ter aparado as arestas… Agora, resta ao cidadão comum se enebriar com os desdobramentos da novela “A favorita”. Na ficção, Flora (Patrícia Pilar) vai presa sem direito a liminar em habeas corpus. Um dia isso deveria valer para a realidade… Triste fim.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: