Escuta federal

Um dito popular recomenda que o ataque é a melhor defesa. Chamuscado com os resultados da Operação Satiagraha, o governo federal resolveu partir para cima do delegado Protógenes Queiroz e divulgou ontem (17 de julho) via Ministério da Justiça trechos da conversa do tira com seus superiores. O fato é inédito. Pela primeira vez na história da República, um papo entre quatro paredes é transferido oficialmente para jornalistas de plantão em Brasília.

Cheio de boas intenções, as autoridades trataram de reduzir ou amenizar os efeitos do furacão Protógenes que anunciou a saída das investigações da operação contra Daniel Valente Dantas e seus auxiliares diretos e indiretos. Num primeiro momento, a notícia encontrou respaldo na mídia. Afinal de contas tratava-se da defesa preparada e editada pelo Palácio do Planalto para mostrar que o delegado pediu para sair.

Resta saber agora como vai comportar a sociedade diante desta novidade. Será que a opinião pública mudará de lado a partir desta nova versão? Ou permanecerá com a pulga atrás da orelha? Afinal, para quem combate com veemência a divulgação de “grampos”, usar do mesmo artifício parece algo incompreensível.

Enquanto isso, no Rio, desembarcou sem algemas o ex-banqueiro Salvatore Cacciola. Veio direto do Principado de Mônaco, com escala em Paris, para o presídio Ari Franco, no bairro Água Santa. Cacciola não esquentou cela. Foi levado para o presídio Bangu 8, também no Rio. O governo fluminense dispensou a cela especial para Cacciola, que deixou o Brasil após ser liberto mediante habeas corpus concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello.

Por uns dias, este Diário de Bordo vai viajar. Seguirá hoje (18 de julho) para São Paulo, onde faz uma breve escala, e depois ruma para Bogotá (Colômbia). Amanhã (19 de julho) tem uma reunião entre empresários brasileiros e colombianos para debater o fluxo comercial entre os dois países.

Na segunda-feira (21 de julho) este blogueiro sai em férias por duas semanas. Mesmo assim, a página será atualizada com freqüência. Afinal, as notícias que movimentam os bastidores do país mantêm o interesse da sociedade.

Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: