Quero ser prefeito…

A polêmica do começo de semana no Norte Fluminense é a decisão da Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes em reajustar os próprios salários e os do prefeito e vice-prefeito. A partir de janeiro de 2009, o prefeito ganhará R$ 23,2 mil. Isso mesmo. É um reajuste superior a 50%. Cada vereador estará recebendo R$ 13 mil por mês. É um verdadeiro absurdo se considerarmos a região como uma as mais carentes do território fluminense.

Porém, Campos ficou mais rica com o advento dos royalties do petróleo. De imediato, o salário já justifica a disputa acirrada pelo cargo de prefeito. Imagina administrar um município com os cofres abarrotados de dinheiro. Antes, a riqueza da região vinha das lavouras de cana de açúcar, monocultura que chega a este período do século 21 com sinais de ressurreição.

De volta ao município de Santo Antônio de Pádua, após mais de três horas de viagem num ônibus parador, refaço o meu caminho com a tecnologia e me posiciono diante de um computador com teclas meio danificadas, mas que ainda não conseguem impedir de concluir este texto e poder postá-lo para os leitores mais ávidos pelas notícias.

Aqui no Estado do Rio parece que as pessoas vão levando a vida do jeito que podem. Em Pádua, o atual prefeito inventou um feriado. Parte do comércio está fechada e umas lojas insistem em funcionar. E a folga no começo da semana veio após uns dias de Exposição Agropecuária, uma festa com shows gratuitos para anestesiar corações e mentes. Para que a população fique em êxtase e, deste modo, esqueça os problemas.

Este ano, ao contrário das edições passadas, a entrada no parque de exposições na Divinéia foi gratuita. E a Justiça Eleitoral não percebeu tal manobra? Será? Quando alguém dá uma festa sem cobrar da população é sinal que vai querer algo em troca mais adiante. Seriam os votos? O prefeito não pode se candidatar à reeleição, já o fez em outras oportunidades. Quer deixar no trono um parente?

E assim caminham as coisas neste interior fluminense. Não deve ser tão diferente de outras partes deste país. A minha expectativa é que haja uma conscientização por parte do eleitor. Em tempo: o casal Garotinho conseguiu direito de resposta a uma publicação da revista censurada. Devem responder algo que ninguém leu. Rosinha fez barulho ontem (domingo) à tarde no Parque Califórnia. Acordou até quem não vota em Campos. Tamanho estardalhaço deve justificar o salário gordo. Mas não vai ganhar.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: