A mudança pelo voto

Os Estados Unidos vivem um momento de consagração política. Após oito anos no poder, o ciclo de George W. Bush na Casa Branca está perto do fim. O Partido Democrata norte-americano vai com chances reais de bater John McCain nas urnas no dia 4 de novembro.  Ontem, o senador Barack Obama encerrou, com discurso empolgante, a convenção do partido em Denver, diante de 75 mil pessoas num estádio de futebol.

O Brasil vive um momento político que, embora não seja tão consagrador, levará a uma reflexão do eleitor que vai às urnas no dia 5 de outubro. As eleições municipais ocorrem até agora num clima de mesmice. Porém, o eleitor precisa estar consciente de que a mudança pode acontecer pelo voto. Nas urnas.

Então, parece bastante ridícula a campanha da Justiça Eleitoral que bombardeia a cabeça do cidadão nas emissoras de rádio e televisão do país. Se por um lado, o Distrito Federal não vota este ano, os eleitores aqui são tratados como imbecis como nas outras regiões do Brasil. Vejamos: o Poder Judiciário – aquele que tenta legislar no país (embora tal prerrogativa seja do Congresso Nacional – e aí mora todo o perigo) – diz que candidatos com ficha-suja podem concorrer aos cargos de prefeito e vereador.

E a campanha que ridiculariza o eleitor diz mais ou menos assim: vote certo, pois você não vai querer perder quatro anos de sua vida!!! Como votar desta maneira se há uma infinidade de maus-políticos, com extensa ficha corrida, disputando o voto com promessas e favores? É algo incompatível. A Justiça que autoriza é a mesma que alerta para os perigos de votar errado.

Quanto dinheiro do contribuinte está sendo gasto nesta eleição? O mais incauto pode achar que o horário eleitoral que toma as emissoras de rádio e televisão é pago pelos políticos. Puro engano. Sai do bolso do contribuinte. Os meios de comunicação eletrônicos – concessões públicas – têm o direito de abater do Imposto de Renda uma gorda fatia do espaço ocupado pelos políticos. Isso dá uma montanha de dinheiro e superfaturada.

É outro escândalo que deveria ser mais bem apurado… Uma vergonha nacional.

Tags: , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: