Justificar o voto

O Distrito Federal está livre das eleições municipais, no próximo dia 5 de outubro, mas pelo menos 170 mil cidadãos são obrigados a justificar o voto por serem eleitores em outros municípios. Este contingente é mais de 10% do total de votantes da capital federal: 1.663.720 eleitores. E o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) não consegue entender o fenômeno, ou seja, como uma unidade da federação possui tantos eleitores de outros estados, mas, que ainda não procederam a transferência de domicílio eleitoral.

Explica-se: o DF recebe, em maior quantidade, migrantes a cada quatro anos. Isso se dá quando deputados federais, senadores, ou até mesmo ministros de Estado assumem seus cargos e trazem consigo os assessores. O PT, no começo do primeiro mandato do governo Lula, provocou esta “invasão”. Lembro que certa vez, no prédio em que funcionava o gabinete da ministra Benedita da Silva, deparei com mais “servidores” do que cidadãos para serem atendidos.

Mas, voltando à questão da justificativa do voto, o TRE informa que, para atender à demanda, os eleitores terão 118 postos de justificativa. Os endereços já estão disponíveis no sítio http://www.tre-df.gov.br/default/, bem como o formulário que será apresentado na data da eleição (em primeiro e em segundo turno, neste caso onde houver). Para isso foram convocados 3.878 pessoas que estarão nos respectivos locais de justificativa.

E o DF acaba de ganhar mais uma eleitora que tem domicílio eleitoral em outro município. Trata-se de Luíza Buchaul, jornalista, que aportou em Brasília nesta semana vinda de Campos dos Goytacazes (RJ). Mas ela avisa que pretende transferir o título de eleitora para a capital federal e, só não fez ainda porque este procedimento está interrompido. Encerradas as eleições municipais, Luíza irá a uma repartição da Justiça Eleitoral para providenciar a mudança. Isso é sinal que Luíza veio para Brasília para ficar…

Anúncios

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: