Ibope versus Gabeira

Às vésperas do 1º turno das eleições no município do Rio acontece uma queda de braços entre o candidato à Prefeito Fernando Gabeira (PV) e o Ibope. A origem deste embate está na divergência entre o que apurou o instituto de Carlos Augusto Montenegro e o Datafolha. Para o Ibope, Gabeira aparece em terceiro lugar, bem distante de Marcelo Crivella (PRB), segundo colocado.

Pelo instituto do senhor Montenegro, as chances de 2º turno são entre Eduardo Paes, do PMDB de Cabral – Sérgio, o governador do Rio – e Crivella, com o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), controladora da Rede Record, inimiga visceral a Rede Globo, contratante do Ibope em parceria com O Estado de S. Paulo.

Para o instituto Datafolha, o jogo está embolado. Pela leitura da pesquisa, Paes pode ir para o 2º turno com Crivella, Gabeira ou até mesmo Jandira Feghali (PCdoB). As diferenças entre os postulantes à sucessão do prefeito César Maia são pequenas. Isso comprova que nada estaria decidido. O resultado é suficiente para dar gás aos cabos eleitorais na reta final da campanha política. Capaz de mexer com os brios dos filiados aos três partidos: PRB, PV e PCdoB.

E quem tem razão? É a indagação que se faz neste momento. Tive experiência semelhante a de Fernando Gabeira nas eleições de 2006. Contratado pela mesma Rede Globo, naquele ano, que no estado do Maranhão tem a TV Mirante afiliada, controlada pela família Sarney, o mesmo Ibope apontou a candidata da família Sarney, a senadora Roseana, com mais de 70% da preferência do eleitor. Isso ocorreu no final de 2005, ou seja, quase um ano antes do eleitor ir à urna.

Edson Vidigal, o candidato do PSB para quem trabalhava como Assessor de Imprensa na campanha – que só se oficializou com a desincompatibilização no final de março de 2006 – seguindo todos os trâmites eleitorais – tinha naquele começo de disputa (em março de 2006), entre 1% e 2%. Não passava disso. E o resultado das urnas mostrou que o Ibope estava errado. Vidigal teve, no primeiro turno, mais de 14% dos votos válidos e contribuiu de forma significativa para empurrar Roseana para o 2º turno com Jackson Lago (PDT). Ah! Jackson venceu e o Ibope errou vergonhosamente.

Coisas da política. A história se repete? Uma análise, levando em conta estes fatos, leva o (e) leitor a dar razão para o candidato Fernando Gabeira. Segundo O Globo, o senhor Montenegro chamou Gabeira de leviano e covarde. Isso tudo é motivo para uma pendenga nas barras dos tribunais.  Mas, se o Datafolha tem razão, quem pagará pelos estragos causados nas outras duas campanhas? Quem seria o leviano ou o covarde nesta história?

Acho que somente se colocará um freio neste tema quando o Congresso Nacional aprovar uma lei que venha a regulamentar as tais pesquisas. São necessárias regras mais claras. Mais transparentes. O senhor Montenegro diz que trabalha para diversos partidos. Ou seja, não tem ideologia. Ou melhor, tem: a ideologia de quem o contrata. O seu patrão. Neste caso, as Organizações Globo e o PMDB. Além de outros partidos.

Daqui aguardo os ajustes que o Ibope – ou até mesmo o Datafolha (se este estiver errado) – fará no próximo domingo (5 de outubro), quando vier, sim, o resultado da vontade popular. E uma nota-pé: a Rede Globo anunciou hoje que não haverá debate nas telas da emissora no Rio, São Paulo e outras duas capitais por falta de acordo entre os candidatos. Em São Luís, que tem a liderança de João Castelo (PSDB), com a vice Helena Duailibi (PSB), apoiada por Vidigal, há uma indefinição. Lá, a TV Mirante tem vários candidatos. Mas nenhum deles em condições de bater Castelo. A ilha continua sempre rebelde. O Maranhão como um todo deveria seguir o exemplo de São Luís.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Ibope versus Gabeira”

  1. Alexandre Haubrich Says:

    Olá, Roberto.
    Sou editor do blog Jornalismo B (www.jornalismob.wordpress.com), e estamos em busca de parcerias, apenas para trocar links.
    Nosso blog está completando um ano, analisando criticamente o jornalismo praticado no Brasil. Nossa comunidade no Orkut, recém inaugurada: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71016457
    Gostarias de fazer essa parceria?
    Entre em contato pelo meu email, por favor.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: