É hoje o dia

Os 128,8 milhões de eleitores que vão as urnas neste domingo (5) – exceto Distrito Federal e Fernando de Noronha – têm uma enorme responsabilidade. Em disputa, 5.563 prefeituras e 52.137 vagas nas Câmaras de Vereadores. A Justiça Eleitoral informa que em 82% dos municípios, os vencedores devem ser conhecidos até as 22h. Ou seja, cinco horas após o término da votação, a população saberá quem ganhou para administrar a maioria das cidades, bem como as composições das Câmaras.

Quem estiver fora do domicílio eleitoral deve justificar a ausência nos postos de votação. No DF, 118 locais de votação estarão funcionando de 8h às 17h para atenderem aos eleitores. O formulário de justificativa e os endereços dos postos podem ser obtidos no sítio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nas capitais e nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o candidato a prefeito não conseguir mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro. As mais recentes pesquisas apontam que isso deve acontecer, por exemplo, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.

O fato novo nestas pesquisas ocorre justamente no Rio. Lá, a diferença entre os resultados do Datafolha e do Ibope acabou. Impressionante. Fernando Gabeira perdia feio para Marcelo Crivella, segundo o Ibope, mas já estão tecnicamente empatados. A disputa será voto a voto. Irá para o segundo turno contra Eduardo Paes aquele candidato que tiver “estrutura”.

Em Belo Horizonte se vislumbra uma derrota para o governador Aécio Neves (PSDB) e para o atual prefeito Fernando Pimentel (PT). Patrocinadores da candidatura de Márcio Lacerda (PSB), os dois políticos não vão comemorar a vitória no primeiro turno. Lacerda deve ir para uma nova disputa com Leonardo Quintão (PMDB). O jeito é aguardar.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: