O visto

Vai ficar mais fácil obter visto para os Estados Unidos. O embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, anunciou esta semana a realização de mutirão para atender ao cidadão com mais presteza. Há notícias que, em alguns casos, o postulante esperava até 90 dias para obter o aval de entrada nos EUA. O embaixador Sobel – segundo o sítio – anunciou investimentos de US$ 7 milhões para contratação de pessoal e aquisição de equipamentos.  O prazo de validade pode também ser ampliado: de cinco anos para dez anos.

A primeira leitura que se faz desta notícia é a seguinte: os Estados Unidos, que vem passando por crise no mercado financeiro a partir da falência dos bancos imobiliários, sentem-se a necessidade da busca de alternativas que incrementem a economia naquele País. E a solução de momento é se tornar mais flexível com as pessoas que desejam fazer turismo, ou seja, gastar dinheiro lá.

Trata-se de uma postura correta. Porém, para um País que se mostrou tão criterioso (isso vai continuar) se vê na obrigação de rever conceitos. Afinal, a economia local em degelo precisa dos nacionais nas lojas, bares, restaurantes, hotéis, etc e tal. Será que a máxima do imperialismo americano está acabando? Vamos aguardar os desdobramentos deste propósito.

Tags: , , , ,

2 Respostas to “O visto”

  1. Elton Says:

    O dragão chinês tem se mostrado cada vez mais feroz!
    Acho que essa notícia mostra que a hegemonia norte-americana está perdendo banca. E tem outra leitura também. O medo DELES, antes da crise, era liberar vistos facéis e ter um aumento no número de imigrantes no País. Agora, mudam a tática, querem os turistas por lá. Afinal, quem vai querer morar na terra do Tio Sam em crise? Dizem que os próprios americanos das classes mais abastardas estão perdendo os empregos, quem dirá os estrangeiros ilegais…

    Acho que vamos ver o americano de sangue puro, loiro, alto, tendo que meter a mão na massa, como nunca vimos antes. Ah, e isso vai ser MARA.

    Um abraço

  2. Rafa de Pádua-RJ Says:

    Sempre me lembro daquele refrão da música do Rappa que fala que “… muitos castelos já caíram e você tá na mira…” Isto resume a situação atual dos Estados Unidos da América…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: