Lula, Marta e Paes…

Antes de embarcar para a Índia, onde participa do III Fórum Índia-Brasil-África do Sul, o presidente Lula arrumou espaço na agenda para dar, digamos, uma forcinha a dois candidatos em São Paulo e no Rio. Aliás, digam-se de passagem, o Rio não tem nenhum candidato de Lula, mas, como diria as raposas felpudas: política é a arte de engolir sapos. E Lula tem que engolir o sapo Eduardo Paes, candidato do governador e amigo da vez Sérgio Cabral.

Aliás, Paes é o preferido da mídia carioca. Eles – Lula, Cabral e Paes – aparecem sorridentes na primeira página de O Globo numa foto de “divulgação”. É a tentativa de frear a candidatura de Fernando Gabeira, que ontem (10) recebeu o apoio da senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente. Onde está o ministro Carlos Minc, amigo de Gabeira e de Cabral – aliás, responsável pela indicação para o governo Lula ? Em cima do muro…

Em São Paulo, Lula aparece numa foto ao lado de Marta. Diz sobre o preconceito das pessoas porque ela (Marta) ajuda aos mais pobres. E será que os pobres não retribuíram tanta ajuda nas urnas? No jogo político, este vale-tudo para tentar fazer esse ou aquele candidato prefeito deve ser mais bem analisado pelo eleitor.

Com tamanha popularidade, Lula não conseguiu a eleição de Marta no primeiro turno. Em Natal, sofreu com a acachapante vitória de Micarla (PV). Ajuda mesmo, acredito que somente ao deputado federal Flávio Dino (PCdoB) que, na reta final, disparou como um foguete e vai disputar o segundo turno contra João Castelo (PSDB) a prefeitura de São Luís.

Conclusão: o eleitor vota em Lula, mas, nem todos os candidatos dele são capazes de receberem transferências de votos. A máxima de que um líder político é capaz de eleger até um poste, neste caso, parece que não cola.

Recomendo a leitura da coluna Nhenhenhém de Jorge Bastos Moreno, deste sábado, nO Globo. Diz que em Sooretama (ES), o candidato Esmael Loureiro (PSB) buscou um “adversário” para concorrer contra ele (Esmael) à Prefeitura. Depois de muita procura, conseguiu convencer a cabeleireira Jô do Salão a enfrentá-lo. E qual foi o resultado: Jô venceu por diferença de 73 votos. Ela mesma diz que votou em Esmael.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: