Diário de Bordo: 50.000 acessos

A idéia de criar o blog Diário de Bordo surgiu no final de março, quando retornei de viagem a Nova Délhi, capital administrativa da Índia. Num primeiro momento, o espaço seria destinado às dicas de viagens, como diz o primeiro texto sobre a experiência deste turista na Índia. Em alguns minutos de folga – pois viajei a trabalho – andei no tuc tuc (foto) e comprei alguns presentes para os familiares.

Neste período, o Diário se juntou a outros dois blogs (Dedo de Prosa e Dramas do Sucesso) do jornalista Patrick Selvatti e do estudante de Comunicação Social Elton Pacheco. Mais adiante, ganhamos a adesão do blog Dias de Mãe, da também jornalista e colega Suzana Leite, e o novo estagiário e estudante de Jornalismo Leo Ferreira, com o seu Diploma à Vista. Todos têm indicações nos comandos ao lado.

Ocorre que, de lá pra cá, o Diário de Bordo assumiu outros compromissos que não aqueles relativos às viagens nacionais e internacionais. Se fez presente nas questões da economia brasileira e mundial, no futebol (o Fluminense é a minha paixão), nas eleições norte-americanas como apoiador da candidatura do senador Barack Obama (Democrata), no boom das mulheres frutas e nas eleições municipais, sendo este enfoque dado à votação em Santo Antônio de Pádua, no interior fluminense, onde iniciei a caminhada pelo jornalismo.

E, nesta terça-feira (14), deveria ter retornado a Nova Délhi, quando o presidente Lula chegou com uma delegação de empresários. A viagem não foi possível por razões pessoais. No entanto, comemoro aqui em Brasília uma marca que considerava difícil ser alcançada: 50.000 acessos. Foram colocados no blog, até o momento, 306 textos.

E o começo do meu trajeto, em Pádua, se deu no final da década de 70. Acompanhava – mesmo que amadoristicamente falando – o conflito religioso entre as correntes “tradicionalista” e “progressista” da Igreja Católica. Dom Antonio de Castro Mayer, arcebispo de Campos, se aposentara e acabou sendo substituído pelo bispo Dom Carlos Alberto Navarro, ligado ao cardeal Dom Eugênio Sales (nada progressista).

Mas desta linhagem religiosa, as duas correntes da Igreja Católica foram assim denominadas: tradicionalista e progressista. Lembro-me de neste conflito, em São Fidélis, ter sido levado para a Delegacia de Polícia acusado de importunar o pároco local. Queria uma entrevista no dia em que Dom Navarro visitava a cidade. O enfoque era desvio de recursos da igreja. Acabei sendo posto em liberdade sem precisar de habeas corpus.

Depois fui estudar jornalismo em Campos. Sim, naquela época podia-se exercer a profissão sem a conclusão do curso. Lá, trabalhei na Folha da Manhã. Um aprendiz. Mas tinha disposição e conciliava os estudos com o trabalho diário na redação. Nada disso me intimidou. Me fez desistir daquilo que buscava.

Depois vieram o Jornal do Brasil, O Fluminense, Folha Macaense, Rede Globo, A Notícia, Agência O Globo. Encerrei o ciclo no Rio. Mudei-me para Brasília. E lá se vão quase 14 anos: Agência O Globo e os jornais O Globo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil. Há seis anos estou do outro lado do balcão como assessor de imprensa. E já busco outros vôos. O Diário de Bordo é para mim uma forma de mostrar aquilo que os meios de comunicação não permitem, ou porque acham as notícias são de menor importância, ou por estarem comprometidos com outros assuntos. O fato é que hoje este blog atinge a marca de 50.000 acessos. Obrigado a todos!

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 Respostas to “Diário de Bordo: 50.000 acessos”

  1. Patrick Says:

    Parabéns pelos seus 50 mil acessos!
    Ironicamente, a marca foi atingida justamente na mesma semana em que você estaria novamente no local onde tudo começou: a Índia.
    Aproveitando o alto índice regsitrado pelo Ibope/Wordpress, venho aqui solicitar que este importante veículo de comunicação divulgue o lançamento do meu primeiro romance, que será lançado no próximo dia 29! Quems abe assim as vendas aumentem…rs
    Sucesso para nós!

  2. suzanaleite Says:

    Parabéns… Aliás, como já disse, temos muito o que aprender com vc. Um abraço, Suzy

  3. Pádua-RJ Says:

    Gostaria que entrasse no site do Tribunal de Justiça do RJ e consultasse o processo 2008 050 003497-1.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: