Eleições 2008: São Luís (MA)

Do leito do hospital, aqui em Brasília, permaneço com a busca de informações sobre os temas mais palpitantes que dominam o noticiário nacional. E, como não poderia deixar de ser, a reta final deste segundo turno em algumas cidades parece acirrar os ânimos dos candidatos.

Então, me atenho à disputa em São Luís, a ilha rebelde, capital do Maranhão. João Castelo (PSDB), político tarimbado, já exerceu cargos públicos, como o governo do Estado, apostava todas as fichas de uma vitória já no primeiro turno. Não conseguiu. O neo-político Flávio Dino, deputado federal pelo PCdoB, disparou igual a um foguete na reta final do primeiro turno, tudo ficou embolado e a eleição de domingo promete ser bastante acirrada.

Há pontos em comum em relação aos dois postulantes. Castelo iniciou carreira no município de Caxias, sua terra natal, e Dino tem raízes naquele município. Os dois apoiaram Jackson Lago (PDT) ao governo estadual. Dino ganhou uma cadeira para deputado federal e Castelo foi batido por Epitácio Cafeteira (PTB) na disputa à vaga ao Senado.

Agora, um panfleto eletrônico de Dino liga Castelo a Jackson, FHC e Alckmin. Pelo menos no que diz respeito a Jackson, Dino está sendo um ingrato. Claro, ele subiu em todos os palanques possíveis em 2006, mas torceu por Jackson, o mesmo que rejeita neste instante da disputa.

Mas, agindo assim, Dino abre espaço para que os adversários o associe ao ministro Nelson Jobim, de quem foi auxiliar próximo quando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Assim como Castelo apoiou FHC, Jobim também. E Jobim é fiel ao PMDB, da linha do senador José Sarney (PMDB-AP). Então, seria injustiça o Cutrim ter ligado Dino a Sarney?

Para quem não entende muito de política, as coisas dão volta e, inimigos hoje podem  se transformar em aliados no futuro. Jânio Quadros, Juscelino Kubitschek, Carlos Lacerda, dentre outros. Lula e Sarney viviam às turras e hoje estão em lua-de-mel. Ainda fica na memória aquele discurso do Lula, em Imperatriz, no palanque de Jomar Fernandes, questionando o poderio eletrônico dos Sarney, dos Lobão, etc e tal.

O jogo em São Luís, embora não mereça espaço na mídia nacional – a Rede Globo só divulga pesquisas do Ibope e do Datafolha de São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Salvador. Às vezes, inclui a disputa pela prefeitura de Porto Alegre.

De qualquer maneira, a disputa em São Luís mostra o PSDB querendo ampliar o espaço político reduzido já no primeiro turno e o PCdoB, que tem a prefeitura de Aracaju com Edvaldo Nogueira, busca fincar os pés em outra importante capital nordestina. Porém, o que chama a atenção é a triangulação de recursos para financiar as duas campanhas consideradas bem aquinhoadas.

No caso do PCdoB, a injeção financeira sai da Esplanada dos Ministérios, pelas mãos de um importante auxiliar do presidente Lula, chega em Caxias e deságua no caixa do partido. O PSDB vem também com fórmula parecida.

Curtas – Está na coluna Panorama Político, nO Globo, desta quinta-feira:

A FAMÍLIA Sarney entregou os pontos. O tucano João Castelo deve vencer as eleições em São Luís.

NR. O Globo tem sido porta-voz da família nestas últimas décadas. Os Sarney detêm concessão da Rede Globo no estado do Maranhão.

 

E as pesquisas

Enquanto isso, se não houver erro crasso dos institutos de pesquisa, como ocorreu com o Ibope no primeiro turno, Gilberto Kassab (DEM) será reconduzido à prefeitura de São Paulo. José Fogaça (PMDB) continuará na prefeitura de Porto Alegre e João Henrique (PMDB) será reeleito prefeito de Salvador.

No Rio, ninguém se arrisca: empate técnico entre Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB). É bem provável que os 15% dos eleitores que afirmaram ainda estarem indecisos ou que votarão em branco decidirem esta disputa.

Em Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB) candidato do governador Aécio Neves (PSDB) e do atual prefeito Fernando Pimentel (PT) mostrou recuperação impressionante. Segundo o Datafolha, Lacerda teria 53% dos votos válidos. Para o Ibope, 51% dos votos válidos seriam para o candidato de Neves e Pimentel. Mas a decisão mesmo só quando a apuração for concluída na capital mineira.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: