Nando venceu a eleição

Embora os foguetes já tenham sido espocados em Santo Antônio de Pádua, com o resultado do julgamento do TRE-RJ pelo deferimento da substituição de Zequinha Pimentão por Ralph Kezen na chapa liderada por José Renato Fonseca Padilha, este Diário de Bordo coloca o assunto em evidência. Isso se dá, pois, o debate ficou muito restrito aos comentários (agradeço a todos os participantes deste amplo debate).

O julgamento – mesmo lembrando que cabe recurso ao TSE – sacramenta a vitória do atual prefeito Luís Fernando Padilha Leite e põe por terra as pretensões da senhora Maria Dib. Se a disputa terminar nesta etapa, Zé Renato e Ralph serão diplomados nesta semana e assumem a Prefeitura de Pádua na virada do ano.

Para aqueles cidadãos que vinham acompanhando os meus textos nas últimas semanas vale lembrar que na data da eleição, quando a substituição foi motivo de polêmica, este blogueiro havia colocado que era legal tal procedimento, apesar de minha discordância. Usei como exemplo a legislação e o caso ocorrido no município de Faina (GO) que teve decisão idêntica.

Mesmo não sendo simpatizante – e nunca serei – do prefeito Nando e, não concordando com os meios utilizados pelos candidatos nesta eleição, sinto-me no direito de comentar sobre o processo eleitoral pelas ligações com Pádua. Além do mais, não tenho compromisso com quem quer que seja e nunca terei. Mas também não vou querer aqui jogar os meus sapatos ou chamar quaisquer dos cidadãos de “cão” ou “cachorro”. A nossa cultura ocidental não reconhece tamanha ofensa.

Abaixo reproduzo texto colocado no sítio do TRE-RJ que já foi posto nos comentários e que merece destaque.

TRE-RJ afasta possibilidade de nova eleição em Santo Antônio de Pádua

Por maioria de votos, a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) julgou legal hoje (15) a substituição do candidato a vice-prefeito da chapa vencedora “Pádua não pode parar” em Santo Antônio de Pádua.

Por diferentes argumentos processuais, o vice-presidente, desembargador Luiz Felipe Francisco, o desembargador federal Raldênio Bonifácio Costa, e os juízes Célio Salim Thomaz Junior e Jacqueline Montenegro deram provimento ao recurso, entendendo que a substituição do candidato José Rodrigues Fernandes Filho, conhecido como Zequinha Pimentão, que teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral, pelo candidato Ralph Kezen Leite, no dia 3 de outubro, ocorreu de acordo com a legislação vigente.

Ficou vencido o juiz Luiz de Mello Serra. A decisão plenária reformou a determinação da juíza eleitoral Cristina Sodré Chaves, que compreendera que a substituição era intempestiva, ou seja, teria ocorrido fora do prazo previsto em lei.

A coligação “Pádua não pode parar” foi a vencedora do pleito municipal de 2008, tendo o prefeito eleito José Renato Fonseca Padilha ganhado 12.548 votos. Ao deferir o registro do candidato Ralph Kezen Leite, a Corte afastou, em princípio, uma nova eleição no município, pois desta decisão ainda cabe recurso ao TSE.

Na mesma sessão, os membros do TRE-RJ, por unanimidade, ratificaram o indeferimento do registro de Francisco de Souza Filho, candidato a vereador no município de São Pedro da Aldeia, e José Luiz Pereira de Souza Junior, candidato a prefeito em Macuco no pleito de 2008. Em ambos os casos, o motivo foi rejeição de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que, de acordo com ofício deste órgão, as considerava insanáveis, uma vez que houve trânsito em julgado nos dois processos.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , ,

28 Respostas to “Nando venceu a eleição”

  1. Eu Says:

    Roberto, a título de informação, o TSE divulgou um documento no qual ele dá à todos os “TREs” do país plenos poderes para decisões finais em todos os processos, ou seja, neste caso não cabe mais recurso do resultado.

    • Roberto Cordeiro Says:

      Caro,

      Está correto.
      Havia esquecido esta decisão.
      Também não vejo motivo para tanta celeuma.
      Grato.
      Abs.
      Roberto Cordeiro

  2. Bruno Leite Says:

    Aonde esta o Eleitor agora??? Falou, falou, me ofendeue minha tambem, tanto como meu pai que nao esta aqui entre nos para se defender. Perdi a cabeca, tomei atitudes insanas, mas nunca menti, sempre assumi a verdade toda com meu proprio nome de pessoa publica e notoria, mesmo colocando minha reputacao e tragedias pessoais em publico, assumindo todos os riscos, infelizmente vieram aqui pessoas de ma fe para enganar os Paduanos, ao menos assim fica claro que nao e’ digno de confianca quem nao se utiliza do proprio nome.

  3. Galo Velho - resp. ao Bruno Says:

    pessoa pública e notória é sacanagem né?! hahahahahahaha…

    mas concordo em genero, numero e grau no que diz respeito ao eleitor…ele deve estar socorrendo a maria dib que deve ta pifando a essa altura!

  4. raniere Says:

    Bom dia. Gostaria de fazer alguns comentarios. Bruno Leite, me desculpe, até admiro sua coragem, para defender a sua família, porém é fato notório, que o julgamento no TRE foi influenciado por muito dinheiro[ vide ES]. A verdade que contra o poder econômico[padilha] é muito difícil fazer alguma coisa. O continuismo de um mesmo grupo político no poder só da oportunidade a fraudes como o do Tarcísio. A historia de FASAP é modelo, faculdade particular , cujo o dono é o prefeito, cujo aluguel é pago pela prefeitura e cujo dono do imóvel é o propio prefeito!!!!!Certo ou errado, a verdade que a prefeitura de Padua ha 5 anos que não da reajuste salarial, que Pádua tem a maioria da sua praças abandonadas, que há uma folha salarial fantasma da família padilha[mulher, sobrinha, tia e ate motorista particular]. Emfim são 20 anos de continuismo, com exeção do Dr Juarez, onde Pádua deve continuar mesma coisa…Sobre não dar o meu nome é facíl falar grosso quando sua família estar no poder e nada pode acontecer, gostaria de ver se fosse o contrário…..

  5. raniere Says:

    Entrei no site do TRE e verifiquei que em guapimirim tem um caso semelhante a de Pádua, porém o resultado do orgão foi diferente, marcando nova eleição, mostrando claramente que houve outros fatores extrajudiciais que interferiram no resultado final. E s´paa lembrar o estado do Maranhão teve a familia Sarney no poder durante um longo tempo e é hoje um dos estados econômicamente mais atrasados do Brasil.

  6. Tem que rir Says:

    Pessoa Pública e notória???? Só rindo!!! Quem é esse cara??? Ninguem conhece, talvez um fantasma publico e notório da folha da prefeitura, aí sim fica mais fácil de identificar!

  7. junia magalhaes de almeida Says:

    Você ter certeza. Dois pesos duas medidas.
    Pádua, infelizmente, já há muito no caminho do Maranhão.
    Só fica imaginando o dia que a Grande Familia deixar o poder os que que serão necessários para um novo prefeito reconstruir Pádua. Isto e, se conseguir se nos basearmos no exemplo do Maranhão.

  8. junia magalhaes de almeida Says:

    a mensagem acima ficou truncada. Repito.

    Voce pode ter certeza. Dois pesos duas medidas diferentes.

    Pádua, infelizmente, já pode ser considerado o Maranhão do Norte Fluminense.

    Você já imaginou o dia que familia largar o Poder. Que tarefa, que lega-

    do deixarão para o próximo?

  9. Galo Velho - resp. ao junia e raniere Says:

    maranhão do norte fluminense??? Pense bem, olhe em volta e veja a condição das cidades do norte fluminense. Pádua está, definitivamente, entre as 5 cidades mais desenvolvidas ou que mais crescem. Agora, concorde que falta muita coisa, mas não só em pádua e sim no norte fluminense inteiro!!! Voce ja parou pra pensar no que é o norte fluminense?? Na dificuldade que é sair do Rio de Janeiro e ir até Pádua…no que é a estrada entre além paraíba e pirapetinga…O “maranhão’ não é pádua, e sim o Norte fluminense como um todo…em alguns momentos mais me lembra o sertão…só falta vcs dizertem que o abandono do norte fluminense é culpa dos padilhas também???
    Concordo que o Nando é um pilantra, mas o zé renato é outra pessoa…vamos dar uma chance ao cara!
    E também temos que dar o braço a torcer e concordar que o Nando é meio como o maluf de pádua….roubar a gente sabe que ele roubou (e realmente é inadmissível, NUNCA MAIS VOTEM NELE!!!) , mas que pádua cresceu bastante nos ultimos anos, isso cresceu!! Pádua, queiram ou não, cresce numa velocidade proporcional a do país inteiro e muito mais aceleradamente do que muitas regiões do brasil.
    Então, agradeçam aos céus e aos desembargadores pela Maria Dib e os 40 ladrões terem sido impedidos de assumir a prefeitura, pois caso fosse permitido, pádua passaria de maranhão para afeganistão!!!!

  10. bruno leite Says:

    O que o Nando deixa para o Jose Renato é simplesmente a cidade com maior indice de desenvolvimento humano da regiao, como vc nao gera emprego nem renda em Padua nao sabe que a cidade tem os imoveis mais valorizados da regiao, perde somente para Itaperune que é 5 vezes maior que Padua.

    Mas vamos refletir sobre outro aspecto:

    Nando 3 vezes prefeito eleito de Padua, ex deputato estadual, maior pecuarista da regiao.

    Jose Renato, um dos maiores empresarios da regiao, socio do maior grupo empresarial da regiao, e candidato dos maiores empresarios da regiao.

    Maria Did, derrotada 2 vezes consecutivas para prefeitura, esposa do cacique politico da oposicao, atualmente em cumprindo sentenca de prisao domiciliar por gestao fraudulenta do antigo hospital pereira lima e empresario falido, em execucao judiacial com os bens bloqueados por dividas trabalhista, irmao do medico condenado pelas mortes dos idosos na clinica santa genoveva.

    Josias Quintal, braco esquerdo do ex governador garotinho, ao lado de alvaro lins, maior quadrilha ja articulada no estado do Rio de Janeiro, ex deputado federal envolvido nos escandalo das ambulancias, ex agente do DOI Code durante a ditadura, perdeu a re-eleicao para deputado federal mesmo apoiado pelo Nando.

    Resumindo, vcs apostaram tudo nos maiores perdedores politicos da cidade contra o representante dos maiores geradores de renda e emprego em padua apoiado pelo politico mais bem sucedido de Padua, afinal o que vcs esperavam?

  11. Odivaldo Says:

    O que escrevem de besteirol! Duvido que algum desses elogios a atual administração de Pádua possa vir de alguém que não se beneficie dos cofres públicos – prefeitura. Bando de covardes! Lucram as custas da simplicidade do nosso povo. O povo quer mudanças, mas os votos da situação vêm dos que são enganados, comprados, ameaçado e , completados com votos transferidos. Realmente a nossa cidade possui um grande patrimônio, como disseram; só que grande parte desse patrimônio já está no nome de uma só FAMÍLIA.

  12. Bruno Leite Says:

    Quem sabe qdo a oposicao tiver algum proposta tenha alguma chance, mas enquanto a proposta for somente o ataque nao adianta, a oposicao bate, mas a situacao bate mais forte. Tambem esta na hora da oposicao primeiro: eleger mais vereadores e segundo buscar novos canditados, enquantos vierem os mesmo sera mais facil a cada ano.

    Essa tatica de denunciar a maioria dos eleitores de Padua como”os votos da situação vêm dos que são enganados, comprados, ameaçado” tambem nao da muito resultado, nunca souce de alguma cidade onde uma coligacao ganhou eleicao proclamando a ofensa e revolta movitavada pelo ressentimento.

  13. junia magalhaes de almeida Says:

    A quem puder me dar notícias sobre Pádua

    Acompanhei todos os terríveis problemas que aconteceram nessa terra com a enchente do Rio Pomba. Gostaria de registrar que embora distante “moro no Rio” reuni os moradores do meu predio e enviei via corpo do bombeiros proximo a minha casa donativos para os que padeceram com as enchentes na modalidade de alimentos e roupas.

    Como esta a situação dos atingidos em Pádua? A chuva parou? As pessoas já estão retornando às suas casas?

    Mandem notícias.

    Junia

  14. junia magalhaes de almeida Says:

    Fonte: OI Globo, domingo,28/12/08 , pg.6 (primeiro caderno)

    “MODA QUE PEGA

    . Baseados na criativa reação de indignação daquele corakoso jornalista iraquiano, os brasileiros que vão a posse dos seus novos prefeitos e vereadores devem calçar sapatos velhos quando chegar o dia. É melhor prevenir do que remediar. No caso de insatisfação com as mentiras que serão ouvidas dos políticos, nada melhor do que se livrar dos velhos sapatos em cima deles. Essa moda pega! Fernando Cesar (por e-mail, 24/12/), Rio “

  15. junia magalhaes de almeida Says:

    E, aí Bruno , voce anda murchinho. Será que o começo de 2009 será mesmo feliz?.. Será que seu tio assume mesmo dia 1 (primeiro) de janeiro?…Acho que não…A estas horas o processo deve estar no TSE para nova análise. E desta vez na mão dos Ministros.

    Tantas foram as suas profecias… Tantas foram as suas bravatas.,. Acho que teu barco esta afundando. Vai ser engraçado ver a situação voltar ao status quo…E a Marua Dib vir assumir a Prefeitura. Só espero que o titio patinhas, quero dizer Padilha, foi ato meu, seja elegante como foi o Presidente Henrique Cardoso que não só passou a faixa presidencial para o Lula mas como também fez um governo de transição, convicto portanto que temos que aceitar mudanças. É isso que o Pais precisa – Alternância de Poder. Quem diria que Lula viria a ter 70% de aprovação´popular. Surpresas acontecem basta que sejam dadas oportunidades a outros expoentes.

    Sem mais (a propósito como esta Padua depois da enchente) desejo a você, e aos demais querelantes dessa longa contenda um Bom Ano Novo. Tivemos momentos trágicos mas também momentos engraçados dos quais posso até dizer que sinto saudade pois a monotonia voltou a minha vida. Mas a bolsa de valores, os livros de direito e o novo livro que estou lendo “O Código da Inteligência” de Augusto Cury conseguem espantar a monotonia deste Rio de Janeiro.

  16. bruno Says:

    Rsrsrssrsrs….como ja diria o Eleitor, que simplesmente sumiu, deve estar nesse momento em coma politico profundo, acabou o milho, acabou a pipoca!!! Em 2009 estude muito, suas analises e interpretacoes da lei eleitoral demonstram claramente sua deficiencia no estudo da disciplina, ou tudo se deu por mera questao ideologica politica? A oposicao que vc defendeu sequer entrou com recurso no TSE, jogaram a toalha, a mentira rendeu enquanto durou e quem embarcou nessa verdade delirante acordou de ressaca antes do dia primeiro dia do ano. Tanto o blogueiro como eu avisamos que a comemoracao da oposicao foi antes da hora, lhe recomendei prudencia, lhe estendi essa mao, mas como vc escolheu seguir o irresponsavel do Eleitor o final foi o mesmo dos ultimos 20 anos, agora ele volta somente em 2012, serao quatro longos anos para refletir, quem sabe supere o ressentimento e a revolta. Feliz 2009, com Jose Renato prefeito e agora ja vamos comecar a trabalhar para em 2012 fazer o Nando Deputado, boas festas!!!

  17. junia magalhaes de almeida Says:

    Alõ Bruninho…
    Você só esbravejou… mas não confirmou a posse do seu tio amanhã, dia 1 (primeiro) de janeiro… Gostaria de um convite.

  18. junia magalhaes de almeida Says:

    Recomendo ler o jornal o Globo. Tem reportagem de página e meia sobre prefeituras, inclusive sobre a posse da Branca, dia primeiro. Apesar de longa a reportagem se esqueceram de mencionar vocês. Será que vocês não são importantes?

  19. junia magalhaes de almeida Says:

    Bruno, Fernando Padilha ou assessores

    Já que vocês têm estilos direntes de escrrver nunca sei quem incorpora quem. A redação do Bruno reconheço de imediato – é incoerente e inconsistente mostrando nítida dificuldade de concatenar as idéias. Quanto a redação dos demauis é clara e marcam bem os parágrafos.

    Para lhes ser franca conheço rudimentos de Direito Eleitoral. Vou passar batida nessa matéria mas aprendi alguma coisa com vocês pois obrigada a pesquisar. Acho absurdas as brechas, aliás em todo o direito. Acho um absurdo pessoas com processos pendentes levar avante uma candidatura quer seja para prefeito quer seja para vereador. As regras deveriam ser as mesmas às exigidas num concurso público – Ficha limpa, sem máculas, uma vez que o dinheiro a ser pago sai do bolso do cidadão .
    Mas o direito infelizmente não é uma equação matematica tanto que houve um juiz que votou contra . A decisão não foi unânime. Ficando patenteado que cada caso é um caso dependendo do angulo que se observa na lei.

    Não tenho ideologia política. Mas vindo a opinião de pessoas cuja familia detem o poder a mais de vinte anos em Padua talvez eu tenha sem saber. Não me compare ao eleitor. Temos estilos próprios. Sou gerente dos meus pensamentois e idéias portanto não sigo ninguém, senão a mim própria e a minha intuição, depois de repensada.

    Quanto a ressentimento e revolta por parte da oposição vocês acham errado? Queria ver a cara murcha de vocês se tivessem perdido esse pleito. Mas como a familia Padilha segue fielmente a Cartilha de
    Maquiavel continua conquistanto territórios e anexando-os ao feudo na forma de empresas que lhes garante um determinado número de votos e como dizem alguns impedem que novas empresas se instalem em Pádua a não ser que tenham o beneplácito do Tio Padilha.

    Se vangloriam de estar no poder há mais de vinte anos? Será poilítica ou doença? Será que a política é substituta do Viagra nosso de cada dia? A Lei Eleitoral é omissa quanto a esse modo de conquista de poder maius quem sabe não se modificara em breve? Dizem que Padua esta sob o regime das capitanias hereditárias idéia essa que não concordo pois o fito das ditas era o de assegurar o desenvilvimento e crescimento doi legado, portanto fim mais nobre. Pádua é um feudo – feudo dos Padilhas onde para se entrar tem que ter a benção dos Padilhas.

    Sinceramente não vejo mérito na eleição de mais um Padilha. A oposição persoinificada pela Maria Dib Mansur esteve perto da vitória. Lembrem-se que vocês só ganharam por cerca de 3 mil votos. Lembrem-se que cerca de 4 mil pessoas não compareceram as urnas. Portanto, se realmente o Tio Padilha tomar posse (só acredito vendo) vale dizer que os 2 lados foram vitoriosos – Os Padilhas e a Maria Dib Mansur pois não se pode esquecer que a Vitória da Maria estava na mão dos não votantes. Portanto vocês tiveram sorte com tanta abstensão (cerca de 15% porcento.

    Aproveitem a sorte e não cantem de galo pois a humildade é importante e a oposiçao será forte. Não cantem a vitória antecipada quanto à possível eleição de um possível deputado parente daqui a 4 anos. Até lá muita agua rola. Portanto lhe recomendo prudência.

    Finalmente foi um prazer trocar farpas com experientes políticos como vocês. Mas lembrem-se a oposição vai bater forte.

    E finalmente Boas Festas.

  20. junia magalhaes de almeida Says:

    Alô Paduanos
    Alô eleitores da Maria Dib

    E o Nando venceu as eleições?…

    Segundo fontes oificiais o Nando não venceu as eleições. Consta ainda como vencedora do pleito a Maria Dib Jasbik Mansur conforme,inclusive lista publicada hoje no Jornal “O Globo”, página 5 – O País.

    Mais uma vez nada definitivo quanto ao Nando. No máximo , hoje o Nando, se assumiu, foi em carater provisório.

    A decisão final ainda não foi dada. Portanto ainda resta esperanças.

    É terrivel viver num país assim, não. É terrivel viver o provisório… E o velho dilema: Ser ou não ser esta é a questão.

  21. eleitora honesta Says:

    E esse bruno ja nos encheu com puxa- saquice aos seus parentes,
    q tenham ganho o zé renato
    espero q façam por merecer,
    e q seja merecedor de tal privilegio
    e q faç mesmo principalmete por quem perdeu tudo na enchente
    pq até agora pouca coisa foi feita realmente…
    e tenho dito.

  22. junia magalhaes de almeida Says:

    Bruno.

    Há 5 dias você não posta nada nesse blog. Ainda está comemorando a vitória?…

    Já escolheu o cargo de confiança que vais ocupar?… Que tal a Secretária de Ação Social.

    A eleitora acima que se chama “eleitora Honesta disse:” esta reclamando que pouca coisa foi feita em relação às enchentes.

    Que tal começar a fazer a fazer alguma coisa para o povo sofredor do município?…

    Como você é afortunado está na hora dde fazer outra coisa para não pensarem que sua especialidade é só defender a familia como referido acima pela “eleitora honesta”.

    E preste atenção… Estou com vontade de comprar um sitiozinho em Santo Antonio de Pádua. Será que você não me acolhe na prefeitura. Posso garantir que sou uma senhora de futuro. Outra coisa na faculdade de Padua vocês têem curso de direito? Aqui conto com ajuda do Tribunal de Justiça. Portanto tenho desconto de quase 50%. Teria o mesmo emPadua?…

  23. kelen bertoli Says:

    nao sei quem vai ler mas preciso que alguem de santo antonio de padua me de noticia da minha amiga magna vieira ribeiro ,pois moro em minas e perdi o contato com ela ,obrigada

  24. fernanda passos lima Says:

    Em Varjota-Ce aconteceu fato identico ao de Guapimirim-RJ.A sorte é q aqui não existe imprensa.O processo ainda está no TRE-CE e poderemos também ter novas eleições.Isso se existir justiça.O pres da Camara foi eleito pela minoria também.Absurdos q comprometem a democracia, se é que algum dia existiu democracia nesse pais, pois o q vemos a cada eleição são politicos q usam de todos os artificios pra impedir o exercicio livre do voto.A imprensa tem um papel fundamental.A população está a merce do marido da prefeita eleita(q substituiu o marido na vespera da eleição),q é um verdadeiro ditador.É condenado a devolver dinheiro aos cofres publicos,mas ele é o “prefeito de fato” como é chamado.E a justiça onde fica?A cidade aguarda anciosa a decisão do TRE.Espera que não passe 4 anos pra sair a decisão.O que não e dificil.Afinal no Brasil, com dinheiro, tudo pode.

  25. simone nunes Says:

    gostaria de saber porque na cidade de sto antonio de padua os idosos sofrem tanto para poder pegar um onibus ,pois la so pode andar 3 idosos no onibus não tem o direito que a lei a segurar.e como la o onibus é escarso so passa de 40 em 40 minutos os idosos acabam tendo que pagar a passagem,pois so quem pega no final final consegue quem pega no meio do percuso acaba tendo que pagar pois ja tem a quantidade de idoso permitida pelo ´prefeito.

  26. Paduano Says:

    Deve ser uma questao de resposabilidade do legislativo, da Camara dos Vereadores, afinal quem cria e define as leis nao é o prefeito, assim parece ser um assunto de responsabilidade dos vereadores.

  27. QUANTA BOBAGEM Says:

    so palhaçada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: