2009, o ano que se inicia!

Tico - o belga canário - deseja um feliz 2009 a todos

Tico - o belga canário - deseja um feliz 2009 a todos

O ano velho termina com duas missões que não consegui cumprir: comprar o volume 1 de “O coração do homem-bomba”, de Zeca Baleiro, e dar de presente a Eliana – a minha patroa – o livro “Marley & Eu”. Aqui em Brasília os dois produtos estão esgotados. O cd do Zeca talvez consiga no Rio, para onde me transfiro em fim de férias a partir de 1º de janeiro de 2009. O livro ficará para o regresso.

Waldick já devorou uma galinha de plástico e se delicia com osso deseja a todos muitas felicidades

Waldick já devorou uma galinha de plástico e se delicia com osso deseja a todos muitas felicidades

Nos últimos dias tenho lido e ouvido algumas retrospectivas. Este autor de “Diário de Bordo” tem algumas razões para comemorar o ano que termina. Uns diriam: já vai tarde. Eu tenho bastante a agradecer. O ser humano – penso eu – sempre aprende nas vitórias e nas derrotas. O importante, nisso tudo, é tirarmos lições de vida. E dei um susto enorme na família em 15 de outubro: a medicina suspeitava de um aneurisma cerebral. Para a felicidade de todos, estou vivo!

Quer emoção mais bonita do que o abraço do amigo-oculto Glauco Barbirato ao me entregar o presente e se manifestar, de forma espontânea, o susto que todos levaram com a minha enfermidade passageira! Foi comovente. Aliás, a família Barbirato foi dez. É parte da minha família que aqui descobri após quase 15 anos em Brasília graças à patroa Eliana.

Eliana (a patroa) e Luiza (a filha adotiva) são os amores da minha vida

Eliana (a patroa) e Luíza (a filha adotiva) são os amores da minha vida

Então, começo a retrospectiva pelo fim. Pelo espaço novo que ganhamos e que nos permitiu unir o Tico – nosso canário belga que abre a ilustração deste texto – ao Waldick, uma singela homenagem a Soriano, o mais famoso dos Waldick. O labrador mostrou para mim o lado amigo. Brincalhão, ele é a mais fiel prova de que o cão é o verdadeiro amigo do homem. E, todos os dias bem cedo, quando preparo o café da manhã, dedico um tempo para eles: Tico e Waldick.

Eu & Waldick, Waldick & Eu. Feliz 2009 para todos...

Eu & Waldick, Waldick & Eu. Feliz 2009 para todos...

E, somando a tanta felicidade, o Pai nos presenteou com Luíza. Ela veio para ampliar a nossa felicidade e amplificar nossas dúvidas neste segundo semestre do ano. E me ponho a perguntar: por qual motivo tanta dificuldade para adoção de criança neste País? Luíza é uma filha para o casal Roberto e Eliana. E somente veio para cá – aos 21 anos – após o término dos estudos no estado do Rio. Ela é sobrinha-afilhada de Eliana e hoje soma à nossa família.

Abro um espaço para o debate da adoção. Não podemos ter filhos. O Pai – por alguma razão que desconheço – não nos permitiu. Mais como é difícil adotar uma criança neste País! O casal já esteve num abrigo. Deparou com tantas barreiras que, por fim, desistiu. E olha que não estabelecemos pré-condições para a adoção como outros casais: cor da pele, sexo, idade, etc e tal. É preciso mudar a legislação. Ou cada vez mais as famílias serão satisfeitas pelos Tico e Waldick.

Mas o ano nos deu outros sustos. Enchentes em Pádua, Itaperuna, Campos, Cardoso Moreira e outras cidades do interior norte-noroeste do estado do Rio. Deu também a guerra na Faixa de Gaza. Os bombardeios de Israel demonstram a incapacidade do homem em negociar. Da fraqueza. Este Diário de Bordo, que nasceu numa viagem que fiz a Nova Délhi (Índia),  pede e defende a paz entre os homens (homem e mulher).

E conclui com o desejo de um feliz ano que se inicia. Reforço a missão de seguirmos, nos próximos 12 meses, como sendo o espaço para os assuntos que mais importam neste Brasil e em outras partes do mundo. Que venha a posse de Barack Obama – candidato preferido deste blogueiro destes os primeiros instantes. Vamos a 2009. De braços abertos. Saúde e paz!

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: