A “barriga” brasileira

Artigo de Zuenir Ventura nO Globo de hoje (18/2)

Artigo de Zuenir Ventura nO Globo de hoje (18/2)

Artigo de Zuenir Ventura, nO Globo de hoje (18 de fevereiro), trata com bastante lucidez o caso da brasileira Paula Oliveira, advogada, que relatou à polícia na Suíça ter sido agredida por neonazistas e, como consequência, perdeu os gêmeos que “gerava” no útero. O decano jornalista e escritor conta que quase cometeu uma “barriga” – notícia falsa no jargão do jornalismo -, pois a coluna da semana passada narrava o drama de Paula numa estação de metrô. Ainda bem – conta-nos o experiente Zuenir – que substituiu o texto antes de enviá-lo para impressão após tomar conhecimento de que a polícia tinha outra linha de raciocínio para o caso: autoflagelo.

É que os jornais e emissoras de rádio e TV “compraram” a versão de Paula Oliveira. E, com isso, mereceu críticas do presidente Lula, do ministro Celso Amorim e demais autoridades. Acontece que as investigações da polícia daquele país desmontaram aquilo que Paula havia dito. Nem mesmo a imprensa suíça noticiou o fato. Lá, só “entraram” no caso após repercussão no Brasil. Que isso sirva de lição.

Anúncios

Tags: , ,

Uma resposta to “A “barriga” brasileira”

  1. sdf7 Says:

    Ô, Roberto, boa noite, irmão…
    Um dos jornais diários daqui de Belém publica a coluna do Ventura e eu a li bem como a do Carlos Heitor Cony, na Folha de São Paulo (17/02/ter) que trata do mesmo assunto. O que pode ser dito ainda sobre isso, são mais duas coisinhas. Uma: desde quando casos de polícia merecem comentários públicos de presidentes e de primeiros ministros (no caso o nosso presidente e o ministro suiço)? Duas: o episódio mostra bem o tipo de jornalismo que andamos praticando aqui “in terra brasilis”, ou seja, o jornalismo do denuncismo barato (muitos comprados e/ou pagos), onde nós os profissionais de imprensa, esquecemos o básico nessa atividade, que é apurar os fatos, checar aqui e ali para tentar chegar a algo próximo àquilo que de fato aconteceu…Consequência: barrigada…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: