Zé Viana vs Tião Sarney

 

Zé Sarney e Heráclito Fortes são os "homens" fortes do Senado Federal (foto Fabio Rodrigues Pozzebom ABr)

Zé Sarney e Heráclito Fortes são os "homens" fortes do Senado Federal (foto Fabio Rodrigues Pozzebom ABr)

O Senado Federal transformou-se na Casa da Mãe Joana. Com todo respeito a Joana, claro! Mas, se Joana fosse mãe-de-santo, a situação penderia em favor de Zé. E a queda de braços tem sido intensa. As filhas de José e Sebastião entraram no meio da briga (ou da disputa). E a novela tem início, ou continuidade, na queda de braços pela cadeira da Presidência do Senado, instituição que movimenta uma fortuna. Que tem orçamento e quadro de pessoal maiores do que muitas prefeituras.

Sarney "exorcisou" o Senado (foto Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Sarney "exorcisou" o Senado (foto Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Tião Viana era candidato do PT. José Sarney voltou à Presidência com articulações da ala governista do PMDB (aquela que está do lado do Planalto por conveniência). E, desde então, se instalou uma “guerra” de informações para “alimentar” a mídia tupiniquim. Com isso mostrou-se o mar de lama que existe no Poder Legislativo. As mordomias, as tetas que ninguém quer largar. Para resolver a crise no Congresso Nacional, somente fechando-o.

Tião Viana teria "vazado" informações sobres as passagens aéreas (foto José Cruz/ABr)

Tião Viana teria "vazado" informações sobres as passagens aéreas (foto José Cruz/ABr)

Zé Sarney sentou na cadeira que era de Garibaldi Alves (PMDB-RN), que sucedeu Renan Calheiros (PMDB-AL), que sucedeu José Sarney (PMDB-AP). No meio do reinado peemedebista, em 2007, Tião Viana (PT-AC) sentou-se na mesma cadeira. O período foi curto, mas ele gostou.

Outro dia, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), disse em Brasília que estranhava a “denúncia” da mansão do ex-diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, já que o assunto já era de conhecimento dos senadores há anos. Ou seja, assunto velho que fora requentado pela Folha de S. Paulo. É assim que funcionam os porões de Brasília. Lá estão os arquivos dos casos mais tenebrosos que são desenterrados ao prazer daqueles que vivem dos chamados “escândalos” de momento.

E na esteira da mansão do Agaciel vieram as denúncias das passagens aéreas da cota da filha de Sarney, a ex-governadora do Maranhão Roseana, para trazer os parceiros de jogatina. O clã Sarney revidou. Vazou para a mídia que a filha de Viana viajou para o exterior com linha celular do Senado. E nessa onda de jogar m… no ventilador, agora é a assessora de Roseana – a jornalista Tânia Fusco –  que entra na confusão.

Tudo porque Fusco tem cargo de diretora do Senado (imaginem a grana!) desde 2003, mas na verdade a jornalista trabalhou com o cacique Sarney que depois a transferiu para a filha Branca. A assessora diz hoje nO Globo que Roseana consome quatro horas de seu dia de trabalho.  Diz também que sempre esteve à disposição de outros senadores. Isso parece conversa para boi dormir.

E o que mais causa má-impressão ao cidadão comum é exatamente descobrir que o Senado tem até Diretoria de Anais!!! Essa o José Simão deve adorar. Sugiro nomeá-lo para chefe da Diretoria de Anais. Outro papo transviado é aquele sobre quantas diretorias tem o Senado. A descoberta é que são 181 (ou seria 171!). Esse número deve aumentar pelo seguinte: o Sarney anunciou que fará um corte de 50%. Ou seja, quanto maior for o número (mesmo que fictício), mais diretorias serão poupadas da degola.

Mas, não esqueça que a situação logo cairá na vala comum. Ou seja, irá para o armário dos porões de Brasília. Acertam-se as contas. Todos saem ganhando e a população passará a acreditar na moralização do Poder Legislativo. Ano que vem teremos eleições para o Senado. Essa mesma sujeira é verificada na Câmara dos Deputados.

E a última piada de salão: Delúbio Soares quer voltar ao PT e se candidatar a deputado federal em 2010.

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: