Os cartões

cartões

Outro dia conversava com o Roberto, dono da banca de jornais e revistas aqui em Brasília, que lamentava os encargos cobrados pelas administradoras de cartões de crédito. Segundo ele, ficará difícil tocar o comércio diante do custo/benefício. Sim, com o dinheiro de plástico fica mais cômodo para o cliente pagar por meio dos cartões. Evita ser assaltado e também permite rolar a dívida, ou seja, comprar determinado produto e empurrar para a fatura do próximo mês.

Somente em 2008, segundo dados oficiais, este mercado movimentou R$ 375 bilhões. Isso significa pouco mais de R$ 1 bilhão por dia. Mas, há em curso mudanças propostas pelo Banco Central e os Ministérios da Fazenda e da Justiça. A interferência do governo, segundo consta, é para estimular a concorrência que atualmente concentra-se nas mãos de duas empresas: Visa e Mastercard.

O governo não fala sobre o andamento das discussões. Especulam-se que algumas das principais mudanças da nova legislação devem dizer respeito à unificação das redes de máquinas de leitura dos cartões, à cobrança de preço diferenciado para pagamento com cartão de crédito e ao prazo de pagamento do varejo pelas operadoras dos cartões.

A mudança que deve surtir efeitos mais imediatos, segundo o G1, para o consumidor é a que pode permitir que o varejo cobre do consumidor que fizer um pagamento em cartão de crédito um valor diferente do que seria cobrado se a conta fosse paga em dinheiro ou cheque.

Atualmente, o preço cobrado à vista deve ser o mesmo, seja qual for o instrumento usado para o pagamento – dinheiro, cheque ou cartão. As lojas, no entanto, pagam às administradoras de cartões uma taxa que pode chegar a 5% do valor da compra, o que torna as vendas nos cartões menos rentáveis.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: