Na Esplanada

taxi

Tomei um táxi no fim da manhã desta quinta-feira (6) com destino ao Complexo Museu da República, que fica na Esplanada dos Ministérios, para participar de cerimônia da nomeação dos 50 notáveis que integram o Conselho Consultivo das comemorações do cinquentenário de Brasília. Na primeira curva, o assunto da conversa descambou para as eleições de 2010.

Tenho por hábito ouvir “a voz rouca das ruas” – um dos melhores termômetros de avaliação do marketing político. O motorista previu que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, será grande surpresa se for indicada candidata à sucessão do presidente Lula. Rousseff, segundo o profissional, tem imagem melhor do que o antecessor José Dirceu. “Ela não sujou as mãos”, enfatizou, “como o Zé Dirceu [alvo do escândalo do mensalão]”.

Aliás, ele [o motorista] levantou outra questão: é insignificante o envolvimento de mulheres em escândalos políticos. Talvez por serem bem recentes lançamentos de candidatas aos mais diversos cargos políticos? Mas, o nosso guia – não confunda com Lula – adentrava no Eixo Monumental quando afirmou que nas operações da Polícia Federal, por exemplo, realizadas no País poucas delas [operações] flagraram autoridades mulheres com a chamada “boca na botija”.

Na política, as exceções seriam as quatro governadoras nos atuais mandatos que passaram ou passam por momentos de tensões: Ana Júlia Carepa (Pará), Roseana Sarney (Maranhão), Wilma Maia (Rio Grande do Norte) e Yeda Crusius (Rio Grande do Sul). Mas, representam um grão de areia da orla do Rio de Janeiro.

E o Lula? Quis saber. “Ele é imbatível”, respondeu o nosso guia. Mas consegue transferir votos para a candidata Dilma? Retruquei. “Aí são outros quinhentos”, emendou. Ele concluiu que o governador José Serra não se elege. “É ruim de voto”, explicou.

Na política do DF, ele aposta as fichas na reeleição do governador José Roberto Arruda, embora ressalve que, se o ex-governador Joaquim Roriz estiver na disputa, a vitória será “bem apertada”. Então, retruquei: a classe dos motoristas de táxi vota em Roriz? Recebi um sonoro não.  Ele mesmo é eleitor de candidatos de partidos como o PT e o PCdoB. Agnelo Queiroz? Tentei saber. “É um bom nome, mas não ganha. Já votei nele no passado.”

A corrida chegou ao fim. Paguei a conta. Desloquei-me a pé até o Museu da República. Por alguns momentos pude ouvir a reflexão do motorista de táxi que, por força da profissão, colhe opiniões dos mais diversos cidadãos e, de certa forma, pode ser considerado um bom interlocutor. Mas o resultado deste prognóstico somente conheceremos em outubro de 2010.

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas to “Na Esplanada”

  1. walmir Says:

    Taí algo para ser pensado pelo povo brasileiro. Talvez seja mesmo uma surpresa a Dilma Roussef ganhar.

  2. rejane Says:

    Como mulher ,gostaria de ver outra mulher no poder.Não que eu seja feminista, mas admito que nós quando entramos no universo profissional masculino com certeza procuraramos sermos melhores porque nos cobramos muito. Eu que o diga, pois na minha profissão são poucas. Nós matamos um leão por dia. Queremos ,sempre, a perfeição. Em algumas situações até sofremos discriminação ,mas nada nos abala após chorarmos( sim porque viemos com esse defeito de fábrica: sensibilidade a flor da pele) que um base, um baton e um rímel não dê jeito.(risos). Eu votaria em Dilma. Voto , aqui no Rio, para a Jandira. Já votei na Heloísa Helena. Escolho vereadoras, todas as eleições.Só não votei na Rosinha, isso não.

  3. juniamagalhaes de almeida Says:

    Sou mulher e gostaria de ver uma no poder. Sempre escolho, a exemplo da Rejane em todas as eleições uma mulher para votar. Gostaria de ver o Brasil ter uma presidente mulher mas jamais votaria na Dilma. Não sinto na Dilma traços de feminilidade, acho-a rude. Mas quero é ficar longe do “era Lula”. Quero outra candidata; Talves a Marina Silva.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: