Uma pá de cal

lulapresal

As articulações políticas em Brasília apontam para os projetos do governo Lula enviados ao Congresso Nacional que tratam do marco regulatório da exploração petrolífera na chamada área do pré-sal. O regime de urgência imprimido pelo governo federal para aprovação das matérias irritou os partidos políticos e a chiaderia foi geral. Com isso, Lula está sendo forçado a mudar o procedimento e deixar que os projetos tenham tramitação normal.

Na prática, os políticos jogaram uma pá de cal na corrida do pré-sal. Há também dois movimentos que tentam modificar o núcleo dos projetos. Um deles combate o excessivo poder que se dá a Petrobras com o advento da megaempresa Petrosal. Além disso, reduz-se enormemente os poderes da ANP (Agência Nacional do Petróleo), entidade criada para funcionar como agente regulador .

Na outra ponta, a gritaria dos governadores do Nordeste, contrários ao movimento de Sérgio Cabral (Rio), José Serra (São Paulo) e Paulo Hartung (Espírito Santo) sobre a divisão e distribuição dos recursos provenientes dos resultados de exploração dos campos gigantes de petróleo da camada pré-sal. O mais raivoso chama-se Eduardo Campos, de Pernambuco.  E tem razão.

Ainda na política, mudanças no projeto legislativo sobre eleições, vislumbro como retrocesso a censura que se pretende estabelecer aos blogs e outras ferramentas da internet. Até mesmo porque a rede mundial de computadores é global e universal. Um sítio abrigado numa plataforma que esteja fora do Brasil pode ser censurada? E aquelas existentes aqui? Sou favorável ao estabelecimento de regras, mas não a censura previamente colocada pelos senhores senadores.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Uma pá de cal”

  1. rejane Says:

    Sou a favor do Sérgio Cabral. O governo Lula com essa do pré-sal ele só está,no meu ponto de vista, tentando ganhar terreno nas próximas eleições.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: