A pesquisa

oscinco
Acabei de folhear o calhamaço (65 páginas) produzido pela MCI em cima da pesquisa CNI-Ibope. Foram feitas 2.002 entrevistas entre 11 e 14 de setembro em 142 municípios. O que se apurou é que o presidente Lula está surfando em ondas cada vez mais altas e sua pré-candidata (Dilma Rousseff) começa a perder espaço para o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Mas, o governador José Serra parece ser o principal candidato a suceder Lula no Palácio do Planalto. Quando o candidato tucano é o governador Aécio Neves, a cadeira vai para Ciro.

O documento aponta também avaliação da população com relação às questões econômicas: 85% dos entrevistados acreditam que 2009 será um ano muito bom ou bom. Apenas 11% avaliam o ano como sendo ruim ou muito ruim. Outro detalhe: na pesquisa de março, 68% dos que responderam ao questionário previam que o desemprego iria aumentar. Hoje, o resultado cai para 40%. É a prova cabal do otimismo dos brasileiros.

Ainda sobre as questões de economia interna, a população aposta num declínio da inflação. E no aumento da própria renda. Ou seja, acha que terá mais dindin até o final do ano. Os entrevistados apontaram também uma lista dos principais problemas a serem enfrentados pelo próximo presidente: saúde (59%), educação (44%), emprego (35%); segurança e violência (30%).

Os pesquisadores indagaram também sobre as notícias mais lembradas referentes ao governo Lula. A onda do pré-sal ficou no topo, com 16% dos entrevistados lembrando o assunto, cabendo a segunda posição para os escândalos do Senado (leia-se José Sarney) e a compra dos caças franceses. A leitura que se faz é que Sarney, aliado desde criancinha do presidente Lula, não contaminou a popularidade do presidente sindicalista.

Quem se interessar pelo tema pode lê-lo no sítio http://www.cni.org.br.

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas to “A pesquisa”

  1. Victória Says:

    Deixa o nosso Presidente surfar cada dia sobre ondas mais altas porque o dia que levar um “caldo” vai ser feio. Dizem que ele tem a “cara do Brasil”. Pobre Brasis….Sempre se nivelando por baixo… na cultura das portas das fábricas. Como índice de analfabestimo é altissimo temos milhões e milhões querendo ser “Lula” no futuro. Qualquer um pode vir a ser um Lula, exceto a Dilma. Não a conheço. A minha antipatia por ela não tem limites. Que venha Serra, que venha Aécio, que venha Marina. Mas Dilma, não. Deus, que é brasileiro, reza a lenda, haverá de nos poupar de tal desastre.

  2. marcelo Says:

    Acho que nosso presidente está perdendo a noção das coisas.Não acho Dilma uma boa candidata.Não sou machista,mas Dilma definitivamente não.Era de se esperar que Dilma perdesse espaço para o Ciro Gomes.Acho ele mais centrado,um forte candidato.

  3. Victória Says:

    Lula perdeu a noção há muito tempo. Tão diferente daquele Lula que perseguia o poder. Agora assume ares de ditador e se junta a escória da América Latina. Não acho machismo ser contra a Dilma. Para se candidatar a um cargo é preciso carisma. A criatura tem um péssimo humor. Se fosse jovem diria que sofre de TPM mas na idade dela deve estar sofrendo dos terríveis efeitos da menopausa que ataque certas mulheres. Que venha um homem candidato pode ser o Ciro, pode ser o Serra. Desta vez vou votar naquele que tiver maiores changes de ganhar. Foi decepcionante os petistas no governo. Engraçado nisso tudo é que a política externa do é boa. Ele cativa. Mas cometeu o grande de largar a política interna País.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: