Giro político

Henrique Meirelles, presidente do BC, se filiou ao PMDB de Íris Rezende

Henrique Meirelles, presidente do BC, se filiou ao PMDB de Íris Rezende

A bolsa de apostas dos partidos políticos e dos candidatos aos cargos em disputa em outubro de 2010 esteve bastante movimentada nestes últimos dias. Algumas surpresas, como a filiação do dono da Natura, Guilherme Leal, ao Partido Verde (PV). Leal deve ser o leal escudeiro da senadora Marina Silva (PV) e formará uma chapa puro-sangue com a ambientalista acreana à sucessão do presidente Lula. O PV também recebeu o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, e Roberto Klabin, diretor-executivo da Klabin e do SOS Pantanal. São nomes de peso que estarão em busca das cadeiras no parlamento nacional. Seriam oportunidades de renovação ética do Congresso Nacional.

Na casa de Lula, dois nomes expressivos também firmaram compromissos de saírem candidatos no próximo ano. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ensaia os passos ao Senado por Goiás. Meirelles deve puxar votos para o prefeito de Goiânia, Íris Rezende, uma das figuras mais carimbadas da política nacional ainda na ativa. Rezende deve se candidatar ao cargo de governador. Na prática, a medida foi articulada por Lula para barrar o senador tucano Marconi Perillo, que também disputará a mesma cadeira hoje ocupada por Alcides Rodrigues. Lula não gosta de Perillo. Mas este absurdo político é cosia que não deveria ser conjugado. Em política, dizem os mais sábios, nada é para sempre. E pode receber o troco.

O segundo movimento importante entre aqueles que são próximos de Lula veio do Itamaraty. Isso mesmo: Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, foi para o PT e deve assegurar uma vaga na disputa para deputado federal pelo Rio de Janeiro. Apesar de não ter meu título de eleitor no Rio, pois o transferi faz 15 anos para Brasília, não votaria em Amorim. E nem aconselharia os eleitores a tal procedimento.

Joaquim Roriz, ex-governador do DF, aquele que saiu do Senado para não ser cassado, foi para o PSC. Deixou o PMDB por falta de espaço político. Deve tentar uma composição no próximo ano. Roriz tem voto na região Centro-Oeste. É uma raposa bastante felpuda e deve ser acompanhado pelos adversários com bastante atenção. Inclusive pelo governador do DF, José Roberto Arruda (DEM) que tentará uma renovação ao cargo de comandante do GDF.

No mais, o tabuleiro político teve algumas filiações bizarras. Romário no PSB. Edmundo? O Paulo Skaf (presidente da FIESP) também foi para o PSB. Dizem que disputará o cargo de governador de São Paulo. É um nome de peso?

Tags: , , , , , , , , ,

11 Respostas to “Giro político”

  1. Victória Says:

    Gostei das novidades postadas no primeiro parágrfo da notícia. Tal como a aderência do dono da natura. Que venham novas caras para renovar o cenário político.
    Quanto a candidatura do Celso Amorim a deputancia pelo Rio de Janeiro, Virgem Maria, acho que só ganha se comprar todos os votos. Que sujeito sem graça. Que sujeito sem convicção do que fala. Se antes já o achava antipático e pessímo diplomata agora, então, com as declarações sobre o “asilo” politico dado ao Zelaya acabou-se. Nota ZERO.

  2. marcelo Says:

    Também concordo com a Victória.Celso Amorim disputando vaga para deputado federal pelo Rio vai ser ruim.

  3. rejane Says:

    O bom disso tudo é saber que a Marina vem como candidata a presidencia.Com certeza votarei nela.Está na hora de renovação. Precisamos dew gente nova para governar este país.

  4. josé carlos Says:

    Será que o fato de Romário ter ido para a política tem algo haver com sua suposta falência?Isso é um jogo de interesses! Como carioca não votarei em Celso Amorim.Na época das eleições verei quem são os candidatos e tirarei minhas conclusões.

  5. Raphaell Says:

    Apesar de ser petista devo admitir que o PV está com nomes de peso.Renovação ética no congresso é que que precisamos.
    Quanto a suposta candidatura de Celso Amorim a deputado federal pelo Rio isso vai ser horrível,sem chance dele vir a ganhar.Assim espero. Nesta aposta o Lula perdeu.

  6. Raphaell Says:

    Um país igual ao nosso em que tudo que se planta dá é uma pena saber que essas articulações políticas não passam de puro jogo de interesse. Chegou a hora do pula pula dos partidos.E mais essa:o Romário candidato!Era só essa que faltava!

  7. walmir Says:

    Olha Raphaell é claro que o mundo da política é uma podridão,mas ainda temos alguns bons políticos.Chico Alencar é um deles.
    Quanto ao Romário,se ele vier candidato pelo Rio ,com certeza,votarei nele.Ele é ousado,honesto e faz muitas obras sociais.Conheço o “baixinho”.Ele ganharia não por ter sido um jogador de futebol,e sim, por ser exatamente do jeito que ele é:humilde e humano.

  8. Elias Says:

    Nós,brasileiros,sonhamos com a renovação no quadro político do nosso país.Acho que devemos fazer a nossa parte.Temos a “faca e o queijo” em nossas mãos para mudarmos nossa realidade e nada fazemos.O dia em que todos,nós, não votarmos tudo será diferente.Reclamamos de tudo e aí eu pergunto: “O que fazemos para mudarmos as coisas que não nos parecem corretas”?”Nada”.Assim fica difícil exigirmos algo.

  9. Elias Says:

    Ia me esquecendo não sou tão radical assim.rsrsrs

  10. jussara Says:

    Pela primeira vez estou visitando este blog e que matéria,heim! Sou amiga de Raphael e quando ele me falou sobre este blog resolvi dar uma olhadinha. Política é algo que me deixa muito nojo. Agora é hora de novos aliados. O nosso governo está com a credibilidade meio “baixa”,masa daí ele querer o Celso Amorim como deputado federal pelo Rio fica meio sem propósito.Como ele(Lula) não vê que o Celso não é uma pessoa bem quista aos olhos do povo?
    Vou esperar pra ver se a aliança formada entre a Marina e o Guilherme vai ser uma “boa”.

  11. Victória Says:

    Não amiga Jussara. O Lula não enxerga que o Celso Amorim não é pessoa bem vinda. O poder cegou o Nosso Guia. Perdeu o bom senso. Depende de nos mudarmos o cenário político. Parodiando, Obama, em relação ao Celso Amorim, NOS PODEMOS, basta não votarmos e começar desde já a procurar os amigos e pedir que não lhe de o seu voto. Mas mesmo sem pedir acredito piamente que nem com apoio de Lula ou quem quer que seja esse sujeito implaca no Rio. CHEGA DE BARBUDO, BRASIL MOSTRA A SUA CARA.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: